Tags

, , , , , , , ,

https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-2223974633193852

As ordens clássicas do Dórico, Jônico e Coríntio, são 3 estilos de pilares e frontões que foram usados e desenvolvidos por Arquitetos da Era Clássica até os dias atuais. Junto com os arcos e domus Romanos, são o vocabulário básico da maior Arquitetura do Ocidente de tradição Clássica.

O que é uma Ordem?

Ela define o estilo e estrutura das colunas, capitéis e tablaturas usadas em um prédio. É definido por regras como o pilar é estriado; qual estilo de decoração o capitel tem; a estrutura e ornamentação dos frisos e cornija (molduras).

ionic_entablature

Entablatura

 

Como as Ordens foram usadas

Alguns prédios como o Parthenon, seguiu uma unica Ordem (Dórica), mas muitos prédios Clássicos combinavam as Ordens, tais como o Propileu na Acropolis, que combina Dórico e Jônico. E o templo de Apolo, em Bassas/Grécia, que tem o exterior Dórico e o interior Jônico e também o grande primeiro exemplo de pilares Coríntio também no interior. Os Romanos sempre combinaram Ordens, o exterior do Coliseu por exemplo, junta andares Dórico, Jônico e Coríntio um em cima do outro. Eventualmente novas Ordens foram desenvolvidas, usando e modificando características dos modelos originais. Tais como a Toscana, Romana Dórica e composições que misturam elementos da Ordens Coríntia e Jônica.

 

A Ordem Dórica

A primeira e mais simples a desenvolver foi a Dórica – Surgindo entre os anos 1000 e 600 a.C. Aperfeiçoado no final do século VI e inicio do século V. Suas raízes no início dos estilos Arquitetônicos são limpos, eminencias das necessidades estruturais de construção de madeira, petrificada como característico ornamental.

Suporte Simples 

Pilar básico estriado sobe diretamente da base. O estriamento pode ter evoluído à partir de feixes amarrados de molduras ou paus colocados em buracos no solo que foram usados como suporte em tempos anteriores. A planície em moldagem arredondada e lisa, sem decoração, pedras quadradas formam um capitel simples que apoiam toda a arquitrave. Acima dele os frisos alternam entre os tríglifos (três fendas) e métopos (sustenta mármore esculpido ou painéis de terra cota representando narrativos heroicos ou imagem de deuses). originalmente usados para apoiar a cobertura. O estilo Dórico tem uma aparência levemente pesada devido a espessura do pilar, tais como aqueles nos templos de Paestum/Itália. Mas tal critica não poderia ser nivelada ao Parthenon que aparece perfeitamente equilibrado, apesar de seu tamanho monumental.

 

Ordem Jônica

Início em 550 a.C, tem um tato mais leve e mais esbelto do que o Dórico, ainda que ricamente esculpido e decorado e incluem elaboradas bases em camadas por suas colunas.

Pergaminhos e Vieiras

Como as outras Ordens, o Jônico é rapidamente identificado pelo seu capitel, que se curva em rolos em sua borda para moldurar o topo da coluna. O friso do pilar ornamenta de cima a baixo e a arquitrave é mais fina do que a Dórica.

Jônica e Além

A Ordem Jônica original é mais encontrado nas cidades Gregas de Jônia (Ilha da Costa Asiática menor, agora Oeste da Turquia). Alguns dos mais belos exemplos estão em Atenas, tal como Erechtheion, construída em mármore entre 421 e 406 a.C.

 

Ordem Coríntia

Foi a ultima das Ordens a ser desenvolvida, floresceu durante o período Helenístico (séc. IV a I a.C), seu luxuoso esculpido e decoração tornaram a marca registrada da Arquitetura Romana que se seguiu.

A Nova Folha

A característica principal que a distingue é a moldagem que é luxuosamente decorada com folhas de Acanto, folha de Palmeiras e espirais. Pequenos volumes a cada canto dá ao capitel a mesma aparência por todos os lados, fazendo-o mais adequado para cantos do que o capitel Jônico.

Estilo Monumental 

Anteriormente e sutilmente exemplos do capitel Coríntio eram visto no Monumento Choragic Lysicrates/Atenas. Concluído em 334 a.C. Inicialmente esse Ordem para pilares interiores, o primeiro exemplo é o Templo de Zeus do Olimpo/Atenas, concluído no séc. II a.C. Talvez o maior prédio da Ordem é o Templo de Baco em Balbec/Líbano.

É isso pessoal!!! Espero que curtam e sigam o blog e também as redes sociais.